visitas

contador de visitas gratis

sexta-feira, 2 de março de 2012

Obama alerta Irã sobre intervenção militar séria: 'eu não blefo'

Foto: DivulgaçãoO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a ameaçar o Irã diante de seu programa nuclear. Dessa vez, porém, suas palavras foram muito mais diretas. Ele afirmou que pode iniciar uma ação militar no país em breve e destacou: "eu não blefo". As tenções ficam cada vez maiores.
A afirmação foi feita durante uma entrevista publicada nesta sexta-feira pela revista "Atlantic", onde o presidente ressalta também um alerta a Israel para não realizar nenhum ataque preventivo.
"Acho que tanto o governo iraniano quanto o israelense reconhecem que, quando os Estados Unidos dizem que é inaceitável que o Irã tenha uma arma nuclear, estamos falando sério", afirmou Obama na entrevista.
Os Estados Unidos indicaram por diversas vezes que temem as repercussões de um possível ataque de Israel às instalações nucleares iranianas. Os norte-americanos pedem para que os aliados esperem mais por um acordo e que haja uma ação em conjunto caso seja o necessário. O assunto será debatido dentro de três dias, quando Obama vai receber o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.
Mesmo com a preocupação dos norte-americanos, Netanyahu disse recentemente que procura preservar a liberdade de ação dos Estado de Israel "diante das ameaças de nos varrer do mapa". Com isso, o primeira-ministro refere-se as recentes ameaças do Irã, que surgiram em um relatório que afirma a capacidade de acabar com toda Israel em apenas nove minutos.
Com isso, a situação entre os países fica ainda mais complicada e uma guerra vai parecendo iminente. Durante a última semana, um jogo de palavras esquentou os ânimos. O confronte é motivado na medida em que os Estados Unidos e Israel insistem em dizer que o Irã prepara armamentos nucleares para se envolver em uma guerra enquanto o país rebate afirmando que suas pesquisas não têm intenções militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário